Perfil do Personagem

Popeye e Olívia Palito

Popeye é um personagem clássico dos quadrinhos, criado por E. C. Segar em 1 de julho de 1929, e adaptado para desenhos animados em 1933 pelos irmãos Dave e Max Fleischer, dos estúdios Fleischer, mesmo de Betty Boop, que colocou os dois juntos no episódio de estreia.

 

É um marinheiro carismático que está sempre tentando proteger sua namorada, Olívia Palito (em inglês Olive Oyl), das garras de seu eterno inimigo, Brutus (em inglês Bluto). Quando come espinafre, Popeye fica muito mais forte e confiante, podendo vencer qualquer desafio.

O marinheiro Popeye tem como suas principais características, seu uniforme de marinheiro (que era de cor escura na década de 1930, mudando mais tarde para branco no final dos anos 40, e durante os anos 50 e anos 60, como são os uniformes da marinha); possui duas tatuagens de âncoras nos dois braços, e está sempre com um cachimbo feito de sabugo de milho, por causa disso ele só fala com um dos cantos da boca, enquanto segura o cachimbo com o outro canto do outro lado do nariz.

No entanto Segar não pode aproveitar muito o sucesso de seu personagem, pois ele morreu em 13 de outubro de 1938, aos 43 anos de idade, vítima de leucemia. Após a morte de Elzie Segar, os quadrinhos do Popeye passaram a ser desenhados por seu assistente Bud Sagendorf. Com décadas de quadrinhos publicados, Popeye tem muitos livros de compilações de tiras, algumas bem raras que estão sendo encontradas e republicadas pela editora Fantagraphics

O início com a Fleicher Studios foi com curtas para o cinema que depois migraram para a TV. Todos inicialmente em P&B ? que foram colorizados na década de 1970 ? São quase 100 curtas produzidos entre 1933 e 1942. Depois veio o Famous Studios (subdivisão da Fleicher) que produziu mais de 150 episódios em Tecnicolor de 1942 até 1957. De 1960 até 1962 a King Features Syndicate assumiu as animações e produziu nestes 2 anos mais de 200 episódios. E por fim, a Hanna-Barbera produziu mais de 130 episódios entre 1978 e 1988. Alguns especiais em CGI foram produzidos para a TV nos anos 2000, mas são esporádicos.

 

No Brasil, atualmente, os episódios mais recentes são exibidos na TV Bandeirantes  e no canal a cabo GLOOB todos os dias!

FILME PARA CINEMA - A King Features Syndicate e a Sony Pictures assinaram um acordo para uma nova Animação de Popeye para os cinemas que deve entrar em cartaz em 2016. Será feita em animação CGI em 3D e o roteiro já começou a ser trabalhado. A produção está a cargo de Avi Arad - o mesmo dos filmes Homem-Aranha e a direção será de Genndy Tartakovsy - mesmo diretor de Hotel Transilvânia!