Perfil do Personagem

Recruta Zero (Beetle Bailey)

Descrição:

Recruta Zero (Beetle Bailey) é um personagem de quadrinhos criado por Mort Walker em 1950. Walker queria aproveitar a onda de nacionalismo gerada pela Guerra da Coréia, no que obteve sucesso estrondoso: cerca de 100 jornais americanos compraram os direitos de divulgação do Recruta Zero; muitos deles exibem religiosamente as tiras até o presente.

No Brasil, a tirinha é editada em vários jornais, como: O Estado de S. Paulo (que edita a tirinha desde 1991), O Globo, Zero Hora, A Tarde, O Estado de Minas, A Gazeta (Vitória - ES), Diário de Pernambuco, Jornal de Brasília e Diário do Nordeste. Também é editada em livros de bolso pela Editora L&PM, de Porto Alegre. A revista do Recruta Zero foi publicada durante os anos 60, 70 e 80 pela Rio Gráfica Editora, que foi adquirida e tomou o nome da Editora Globo.

 

Recruta Zero é um recruta do exército americano, lotado no quartel Camp Swampy. Sempre cultivando sua preguiça e bom-humor, Zero é implacavelmente perseguido pelo volátil Sargento Tainha, que não admite nenhuma insubordinação. Ainda assim, ele sempre dá um jeito de escapar da labuta. Seu lema de vida é: "Nunca deixe para amanhã o que você pode fazer depois de amanhã". Outro de seus famosos aforismos é: "É engraçado como o tempo voa quando a gente está de folga?."

Nos anos 1960 a King Features desenvolveu 50 episódios de desenho animado que ainda vão ao ar em diversos países.

Atualmente Beetle Bailey (Recruta Zero) virou "queridinho fashion" nos EUA e aparece em campanhas diversas da Bloomingdales, Converse, Rolex, Benetton e muitas lojas de high fashion!